Imprimir flyers ou fazer anúncio em jornal há muito deixou de ser a melhor estratégia de Marketing para divulgar eventos. Os tempos mudaram, as ferramentas de Marketing evoluíram e com tanta novidade, você precisa se adequar a uma nova forma de promover a sua ação.
Informações de eventos em papel não é algo funcional, tendo em vista que os eventos evoluem tão rapidamente, que não vale a pena ter uma informação errada ou desatualizada sendo distribuída por aí. Fique de olho em dicas quentes para realizar o Marketing do seu evento.
1. Abuse das redes sociais
Vale muito a pena adotar as redes sociais como principais ferramentas da sua divulgação. Porém, antes de se aventurar, leia algumas dicas para potencializar os efeitos da sua promoção. Criando uma FanPage, você pode convidar amigos, divulgar conteúdos relacionados ao tema do seu evento e até destacar depoimentos de pessoas que indicam a sua festa, show, etc. Sorteio ou alguma outra ação promocional também é bem bacana, só tome cuidado para não ser “o chato” da rede social e não fique marcando pessoas em fotos e comentários desinteressantes.
2. Invista nos anúncios online
Google, Facebook, Twitter, Linkedin. Existem várias opções na web para divulgar o seu evento para um grande número de pessoas. As redes sociais, por exemplo, oferecem uma forma acessível a todos os bolsos para alcançar participantes em potencial e hoje já existem empresas de Marketing especializadas em criar este tipo de anúncio. Apesar da facilidade, se você for fazer by yourself, pesquise mais sobre o assunto antes de criar o anúncio. Para dar certo, você precisa delimitar bem o perfil do seu público, apostar na mensagem correta, em uma boa imagem, e em palavras-chave úteis.
3. Compartilhamento social
Pense em estratégias para que os participantes do seu evento promovam sua ação por meio de compartilhamento de conteúdo em redes sociais, e-mails, etc. Esta estratégia irá atingir um grande número de pessoas (viral) e poderá ser útil na indexação do seu evento pelos sites de busca. Para realizá-la você deverá investir em incentivos como promoções ou descontos. Vale a pena ressaltar a importância de se criar um hotsite ou blog para promover o seu evento. Além de ajudar no viral (compartilhamentos em massa e buscas na internet), um blog, por exemplo, permitirá que você faça contato com outros blogueiros da área que também podem compartilhar o seu conteúdo. Só não se esqueça de colocar informações bem atualizadas no seu canal e se o número de convidados confirmados no evento for grande, vale apostar em um contador de participantes.
4. Promova o seu conteúdo
Além de incentivar o compartilhamento social, outra dica importante é promover o seu conteúdo de forma criativa, publicando vídeos e notícias relacionados ao tema do seu evento ou sobre os palestrantes (caso houver). T ambém é importante realizar a cobertura em tempo real do seu evento nas redes sociais ou blog, replicando o que os participantes estão achando. Este conteúdo poderá ajudá-lo a atrair um público maior em futuras edições, sem falar que desperta a curiosidade das pessoas.
5. Promova o seu local
Está dica só é válida para quem possui um local atrativo, levando em consideração as informações que divulgamos neste post. Se o lugar do seu evento se encaixa na maioria destes pontos, use a sua loalização a favor da sua ação. Acredite! Um lugar bem conceituado pode ter um poder muito forte de atração.
6. Valorize suas singularidades
Qual é o diferencial do seu evento? Qual é o detalhe a mais que os seus convidados vão encontrar na sua festa? Uma banda? Uma comida diferente? Um palestrante renomado? Uma decoração inusitada? Na hora de fazer sua estratégia de Marketing, abuse dos detalhes criando teasers iniciais que despertem a curisosidade. Só tome cuidado para não frustrar a expecativa do seu público.
7. Valorize seus parceiros
A dificuldade em encontrar patrocinadores para eventos é um problema muito apontado por produtores. Parceiros estratégicos de qualquer produção, patrocinadores precisam de uma atenção especial e por isso você deve elaborar uma estratégica de Marketing específica para este público. Faça uma proposta de patrocínio consistente, mostre a visibilidade que ele pode alcançar, o número de pessoas a serem impactadas. É muito importante que ele veja em você um defensor.
Lembre-se: Patrocínio não é uma via de mão única. Deve haver reciprocidade entre as partes para que a parceria dê certo!
8. Planeje-se
Para conseguir uma boa parceria e também realizar uma ação de Marketing eficiente, você precisa se planejar com antecedência – quanto mais cedo, melhor. Grandes empresas, por exemplo, costumam fechar seus orçamentos para patrocínio no início de cada ano, por isso uma proposta adiantada pode ser um grande ponto a seu favor. O tempo ideal seria iniciar seu planejamento com 12 meses de antecedência. Com este prazo você poderia fazer um cronograma de patrocínio, contratações, ações de marketing, e outras tarefas que englobam a produção de um evento.
9. Foco na mensagem
Se você realmente deseja fazer um Marketing eficiente e conquistar o público, esta dica é importantissíma. Muito cuidado com as mensagens que você irá divulgar. Elas precisam ter vida, ser atrativas, verdadeiras. Precisam questionar o público, pedir opiniões (valorize cada uma). Informações pouco atrativas, com erros e duplicidades não darão credibilidade ao evento e pode ser fatal!
Ainda existem muitas outras dicas quentes de Marketing para eventos. Continue acompanhando o Produzindo Eventos e faça dar certo a sua ação!